A BAÍA DO TESOURO
A turma 7 realizou o resumo do livro«A baía do tesouro», escrito e ilustrado pelo escritor Rui Sousa, que irá visitar a nossa escola.

O Pedrito gostava de passar as noites de verão a observar o farol na varanda do mestre Hildo.
Um dia o mestre sugeriu ao Pedrito para irem à ilha visitar um velho castelo.Durante a viagem o mestre explicou-lhe que antigamente não havia faróis para sinalizar a costa. Acontecia que por vezes os piratas atacavam as aldeias e os barcos. Dizem também que um desses piratas viveu neste castelo e escondeu na ilha um tesouro.
O Pedrito quando chegou à ilha quis ir procurar o tesouro.O mestre disse-lhe que era muito díficil porque nínguem sabia onde esse tesouro estava.
Foram visitar a cisterna, mas o Pedrito reparou numa caixa de madeira com forma de cofre.
Abriu a caixa e viu um mapa que indicava onde se encontrava o tesouro. Era numa gruta, na baía por baixo do farol.
Dirigiram-se logo para lá.Chegaram à praia e caminharam para a gruta.Dentro da gruta encontram uma outra outra caixa, que mais uma vez tinha lá dentro um papel, indicava um ponto na praia, quinzes passos à direita da saída da gruta.
O Pedrito começou a escavar, mas uma vez dentro da caixa estava um livro. O menino ficou desiludido com o achado.
O mestre vendo a tristeza do menino, explicou-lhe que um tesouro não tem de ser apenas moedas de ouro.Um livro pode nos trazer muita alegria e quem sabe sonhar com uma história muito bonita.
Pedrito não tinha pensado nisso. Os tesouros é tudo o que gostamos de fazer, uma boa amizade pode ser um tesouro muito valioso.
Ele leu o livro e voltou a colocá-lo na caixa, para outra pessoa o voltar a encontrar e possa ter um dia fantástico como o do Pedrito.
